quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Resenha Livro: "Mulheres Inteligentes, Relações saudáveis"

"Nada é tão belo quanto cultivar relações saudáveis 
e nada é mais deprimente que construir relações doentes." (pág 10)

"Sentir-se amada, incluída, admirada, reconhecida, lembrada, toca as raízes da emoção tanto de uma intelectual, como de um iletrado, tanto de uma rainha como de um súdito." (pág 14)

"Cada mulher é um mundo insondável a ser explorado, uma pérola viva no teatro da existência, um universo de emoções e pensamentos." (pag 15)
       
        Eu simplesmente amo os livros do autor Augusto Cury! Muito mais do que auto-ajuda, acho que são uma verdadeira fonte de conhecimento! Ele desenvolveu a Teoria de Inteligencia Multifocal, que analisa o processo de construção dos pensamentos e que vem sido estudada em cursos de especialização e pós graduação. Resumindo o cara é fera! Tem livros publicados em mais de 70 países e é o autor mais lido da década! Os livros dele estão em toda parte! Nas livrarias grandes e pequenas, lojas de conveniência e até nas revistas Avon (adoro os livrinhos de bolsa!). E o mais incrível é que ele consegue sintetizar e falar sobre sua teoria de forma prática e dinâmica, utilizando uma linguagem simples e poética para falar sobre os assuntos mais complexos da vida e da mente humana! Eu simplesmente adoro e acabo grifando praticamente todos os meus livros!  E hoje quero compartilhar com vocês a resenha do último livro que li desse autor, que foi "Mulheres inteligentes, relações saudáveis"
          Sou uma colecionadora de livros neh?! E nem sempre consigo dar conta de ler todos os livros que eu compro, logo que eu compro! No caso desse livro, eu comprei o livro de bolsa na Avon, comecei a ler e por diveeeersos motivos acabei não terminando a leitura... Mas as páginas que eu tinha lido já me fizeram identificar o excelente conteúdo! Então ainda sem concluir a leitura, achei o livro de capa dura nas lojas americanas e amei, estava para receber uma amiga da Bahia em minha casa, então resolvi comprar para presenteá-la!! (Eu adoro presentear pessoas com livros!) Ela amou o presente e depois me disse que amou a leitura!! Passado algum tempo, peguei meu livrinho de bolsa e retomei a leitura. Na verdade comecei tudo de novo gente! E nossa como me arrependi de não ter lido antes! O livro é genial! Acho que deveria ser leitura obrigatória para todas as mulheres! Solteiras ou casadas, mas inteligentes! Pois bem, depois de muitas marcações e destaques em quase o livro todo! Leitura concluída! Vamos a resenha!
        O autor começa o prefácio dizendo que "é mais fácil programar super computadores, dirigir grandes empresas, cumprir metas profissionais elevadíssimas do que construir relações saudáveis regadas a um sublime amor."  Ele afirma que não há soluções mágicas, e que é necessário educar a emoção, e equipar o intelecto. A partir daí ele inicia o primeiro capítulo falando sobre a complexidade da mente e sua teoria das Janelas da memória.
"Você pode conviver com milhões de máquinas e não sofrer nenhuma frustração, mas se conviver com um ser humano, por mais que o ame, haverá decepções imprevisíveis e frustrações inesperadas."
        O autor explica que a memória humana não é lida globalmente, como fazemos nos computadores, mas por áreas específicas que ele chama de janelas. Através das janelas vemos, reagimos e interpretamos. Como se a nossa mente tivesse várias janelas e em cada janela milhares de informações e experiencias vividas. Ele divide as janelas da memória em três grupos básicos: As janelas neutras, que contem milhões de informações numéricas, endereços e dados; As janelas light, que  diz respeito as coisas boas, as boas experiencias, e financiam o prazer, a tranquilidade, serenidade e lucidez; e janelas killer, que diz respeitos as experiencias ruins, alicerçam o humor triste, a ansiedade, agressividade, irracionalidade e fobias. Conhecer a teoria das janelas da memória pode a ajudar a gerenciar as emoções e ter a melhor atitude diante de situações adversas. 
        Nos capítulos 3 e 4 o autor identifica 14 tipos de mulheres dentre as quais, analíticas, contemplativas, dependentes, autoritárias, impulsivas, hiper pensantes, trazendo o  lado positivo e negativo de cada uma delas.´ 
        Com uma linguagem simples e poética o autor apresenta uma fantástica análise sobre a mulher, suas emoções, reações, medos, anseios e desejos. Aborda ainda outros temas super presentes no universo feminino, como o ciúme, o medo da perda, o excesso de trabalho e os padrões tirânicos de beleza! O livro é sensacional! E aposto que assim como eu, muitas mulheres se identificarão em muitos pontos abordados no livro. Ao final de cada capítulo o autor escreve um pequeno texto de reflexão para os homens, que o farão refletir sobre as mulheres de sua vida (namoradas, esposas, filhas, mães, amigas...). Não tenho dúvida que mesmo sendo uma leitura direcionada ao público feminino, é superindicada aos homens também. Pois conhecendo melhor as leis fundamentais das relações saudáveis juntos podem construir uma história de amor inteligente e transformar suas atitudes através do autocontrole dos pensamentos e gerenciamento das emoções.
         Depois dessa leitura espetacular, e dos vários rabiscos do meu livreto, faço questão de comprar o livro maior de capa dura para guardar com carinho e indicar a todas as minhas amigas!!

Um beijo carinhoso Sunamita
Informações do Livro:
Título: Mulheres Inteligentes, Relações Saudáveis
Autor: Augusto Cury
Editora: Academia de Inteligencia
Páginas169
Ano: 2011
Assunto: Psicologia / Auto ajuda
Recomendado? SIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário