segunda-feira, 27 de julho de 2015

O inegociável...

       Foi trabalhar e pegou um livro que estava sobre a mesa e leu uma frase impactante: “Se você fizer seus filhos sonharem, terá um tesouro que reis e milionários não tiveram. ” Não conseguiu trabalhar naquele dia. Fatigava-se para dar um brilhante futuro financeiro para os filhos, mas, sem o saber, estava dando um péssimo futuro emocional para eles. Sua mente virou um trevo de reflexões. Tinha tudo o que o dinheiro comprava, mas não o inegociável. 
        Seus filhos já não eram mais crianças, estavam entrando na pré-adolescência, cresceram, mas não os vira crescer. Nada é tão amargo do que ser atropelado pelo tempo. Por favor, olhe ao redor de quem você ama e veja se você não está deixando as coisas mais importantes de sua vida passar. Muitas pessoas só conseguem desacelerar suas atividades quando estão no leito de um hospital. Querem ansiosamente comprar tempo, mas o tempo não está a venda. Não são poucas ás vezes que me sinto um comprador de tempo.
        [...] Educar seres humanos exige transferência de experiências, mundo cruzados, lágrimas contadas, sonhos confessados, dores compartilhadas.  [...] Ela jamais perguntou para seus filhos e para seu marido: “O que eu posso fazer para torná-los mais felizes?”. Nunca perguntou: “Quais lágrimas vocês já choraram? ”, “Quais as que não tiveram coragem de chorar?”.  Em nenhuma ocasião questionou: “Onde errei com vocês e não percebi?”. Eles estavam próximos fisicamente, mas muito distantes em seu psiquismo.
 
Cury, Augusto. Mulheres Inteligentes, Relações Saudáveis. 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário