quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Caderno de Organização

        Dias desses assistindo  vídeos no youtube encontrei um vídeo muito legal da blogueira Fran falando sobre seu caderninho de organização e explicando as leitoras como fazer um. Adorei a idéia e achei super prática. Então logo tratei de fazer o meu! Peguei um caderno que já tinha em casa e coloquei as abas com post-it.(O ideal é que utilize um papel durinho para as abas, mas como eu queria logo fazer o caderno acabei usando post-it mesmo para marcar ás páginas.) Mantive as abas CAIXA DE ENTRADA (para anotar tudo o que eu preciso fazer), ROTINA (para atividades de rotina do dia a dia) , PROJETOS (para sonhos e projetos), FINANÇAS (para anotar os gastos diários), WISHLIST (para separar a minha lista de desejos - coisas que eu quero - e listas de coisas que eu preciso, BLOG (para pautas e assuntos dos meus blogs). Além dessas eu acrescentei mais duas abas: CERIMONIAL COM ESTILO (para lembretes do cerimonial - meu trabalho) e VERSÍCULOS (para anotar versículos que edificam). Bom gente eu adorei a idéias e achei uma forma bem legal de reunir as mil coisas que eu penso e preciso fazer num só lugar! Sempre utilizei agendas diferentes para cada temática e achei a idéia do caderno de organização super prática. Além disso posso levar para qualquer lugar! O post que inspirou a Fran a fazer esse vídeo foi esse aqui , publicado pela escritora e blogueira Thaís Godinho em seu blog. Bom amores tirei algumas fotos do meu caderno de organização para inspirar vocês!
Beijinhos Sunamita

Resenha Livro: "Organize e Simplifique a sua vida"

"Melhor que gastar a vida se organizando
é se organizar para viver melhor."

        Hoje a resenha sobre o livro "Organize e simplifique a sua vida".  Achei esse livro super por acaso, e logo me interessei pelo título! Ao ler a contracapa, não pensei duas vezes! Levei!
        "Trabalho, casamento, criação dos filhos, momentos de oração, estudos, projetos pessoais... ufa! Ás vezes é difícil para uma mulher conciliar tudo isso. Mesmo para solteiras que moram sozinhas ou dividem o espaço com amigas, tem sempre alguma coisa por fazer ou fora do lugar.
Neste livro, Kathi Lipp consegue provar, de maneira bem -humorada, que toda mulher pode organizar a vida e a casa sem se submeter a programas e métodos exagerados ou cansativos. Trabalhando a partir dos próprios hábitos femininos, a autora apresenta 21 projetos simples e inteligentes para tornar a casa um verdadeiro lar."  

        Bom meninas, achei o livro bem interessante e reuni várias dicas legais! Não é um livro que você precise ler direto, mas eu li! Como descrito no texto acima a autora apresenta 21 projetos de organização, para sua casa, para sua família e para sua vida pessoal. Então você pode dar uma olhada no sumário, ver o que mais te interessa no momento e ir no capítulo corresponde para iniciar ou adequar ao seu projeto de organização. No entanto aconselho ler antes os primeiros capítulos  "Preparando-se para o projeto organize-se" e "Lançando-se no projeto organize-se".
         O que eu mais gostei do livro é que ele não é um manual de organização que estipula um padrão para isso ou aquilo. A autora ressalta que sua organização deve ser adequada a você, sua família e suas necessidades e rotina de vida. Outra coisa que gostei muito foi o fato da autora salientar, que o verdadeiro objetivo da organização não é apenas ser organizado, mas sim, obter melhor qualidade de vida!
"O verdadeiro presente da organização é viver a vida a que está destinada a viver.
Ser organizada, não é o objetivo final. É a maneira de se conseguir usar o tempo e o talento, da maneira que Deus a criou.
... Cada um de nós possui uma quantidade limitada de espaço, tempo, energia e dinheiro, que precisamos equilibrar para o resto da vida. Essas são as nossas bases, quando ficamos desgastados em qualquer uma dessas áreas, nos sentimos fracos, pressionados, desequilibrados e não vivemos o tipo de vida para a qual fomos criadas." (pág.41)
         
         Então é isso meninas! Indico a leitura do livro e espero que você curta ser organizada para desfrutar de uma vida cada vez melhor!! (Eu estou tentando!!rs) Finalizo o post com a transcrição de duas frases grifadas no meu livro (pra variar neh?) e que eu super curti!!

"Crie um espaço para sentar-se quieta, tomar um café ter um pouco de paz, que você possa chamar de seu."

"Você não precisa apenas de uma boa noite de sono, você merece uma boa noite de sono. Esse é um desafio especial em nossa casa."

Beijinhos e até o próximo post!
Sunamita
Informações do Livro
Título: Organize e Simplifique a sua vida
Autora: Kathi Lipp
Editora: Thomas Nelson Brasil
Páginas: 223
Ano: 2013
Assunto: Auto-ajuda, Organização
Recomendado? SIM

Resenha Livro: "A Essência das Cinco Linguagens do Amor"

 "Ele manda flores quando o que você realmente deseja é conversar.
Ela o abraça quando o que você realmente precisa é ser respeitado.
O problema não está em seu amor, mas em sua linguagem de amor."


        Forte não?! Profundo... Essa frase retirei da contracapa do livro. Uma frase impactante que logo nos faz querer comprar e descobrir o que de precioso tem esse pequeno livro.
        O livro "A essência das cinco linguagens do amor" é uma versão compacta do livro "As cinco linguagens do amor" do autor Gary Chapman. (Gentem eu amoo esse autor!! Ele é um autor cristão e seus livros falam sobre casamento e família!) Eu comprei esse livro para presentear meu marido (na época namorado) em 2010! E nós simplesmente amamos a leitura! (Para variar o livro está todo grifado e como temos algumas anotações pessoais esse eu não costumo emprestar) Depois da leitura maravilhosa desse livro eu comprei o "Linguagens do amor" (Atualmente emprestado para uma amiga! Mas em breve eu faço a resenha pra vocês!) Vamos então a resenha do pequeno e precioso livro "A essência das cinco linguagens do amor".
        O autor inicia o livro fazendo os seguintes questionamentos: "Por que será que tão poucos casais parecem encontrar o segredo para manter o amor vivo depois do casamento? Como é possível que um casal participe de um workshop sobre comunicação conjugal, ouça idéias maravilhosas para potencializar o diálogo no lar, volte para casa, e ainda assim, sinta-se completamente incapaz de colocar em prática os princípios que acabou de aprender?"
         A partir daí ele fala sobre as diferentes linguagens de amor e a importância de descobrirmos a nossa principal linguagem do amor e a principal linguagem do amor de nosso cônjuge para comunicarmos o amor de forma eficaz. O autor fala a cerca da grande diferença entre paixão e amor. Onde sintetiza de forma clara e objetiva a experiência da paixão que é marcada pela euforia, obsessão,  e a ilusão de que a outra pessoa é perfeita e que esse sentimento durará para sempre. Contudo com o tempo nossos olhos se abrem e começamos a enxergar defeitos que não víamos antes. Traços negligenciados quando o casal ainda estava apaixonado e que agora se revelam imensas montanhas. 

"Sejam bem vindos ao mundo real do casamento... Nesse mundo, um olhar pode ferir e uma palavra pode magoar. Casais apaixonados podem se tornar inimigos e o casamento, um campo de batalha." (pág 13)

        Mediante a isso o que fazer? Ficamos destinados a uma vida de tristeza ao lado do cônjuge? Ou abandonamos o barco e tentamos de novo? 
        Nenhuma das duas opções é melhor do que reconhecer a experiencia de se apaixonar como um arrombo temporário e descobrir o AMOR de verdade ao lado do cônjuge. Todos nós necessitamos amar e ser amados e a necessidade do amor deve ser suprida a fim de levarmos uma vida emocionalmente saudável.
"Estou convencido de que manter o reservatório de amor totalmente abastecido é tão importante para o casamento quanto cuidar do nível de óleo do carro. Viver o casamento como reservatório de amor vazio pode custar mais caro à relação do que dirigir o carro sem óleo. Seja qual for a qualidade do seu casamento agora, sempre dá para melhorar. Compreender as cinco linguagens do amor e aprender a falar a principal linguagem do amor de seu cônjuge podem afetar radicalmente o comportamento dele." (pág 11 e 12)
       Descobrir a essência das cinco linguagens do amor é fundamental para uma comunicação perfeita. Assim como as diferenças de linguagem constituem um elemento básico da cultura humana, quando se trata de amor a coisa é bem parecida. 
"Não importa quanto você se esforce para demonstrar o amor em português,
 se o seu cônjuge só entende mandarim."
        Depois de trinta anos de aconselhamento conjugal o autor conclui que existem basicamente cinco linguagens do amor. Ou seja cinco maneiras que as pessoas se expressam e entendem o amor emocional. São elas: 1) Palavras de Afirmação, 2) Tempo de qualidade, 3) Presentes, 4) Atos de serviço, 5) Toque físico.
       É importante descobrir primeiramente a própria linguagem do amor e em seguida a principal linguagem do amor do seu cônjuge e decidir expressá-las. Dessa forma, o reservatório emocional do cônjuge fica abastecido e provavelmente o mesmo irá responder com a sua linguagem do amor.
        O amor é uma escolha. Duas pessoas tão diferentes podem aprender a viver juntas em harmonia e extrair o melhor um do outro. Essas são as recompensas do amor!

Informações do Livro
Título: "A Essência das Cinco Linguagens do Amor"
Autor: Gary Chapman
Editora: Mundo Cristão
Páginas:71
Ano: 2008
Assunto: Relacionamento, Casamento
Recomendado? SIM

Resenha Livro: "Mulheres Inteligentes, Relações saudáveis"

"Nada é tão belo quanto cultivar relações saudáveis 
e nada é mais deprimente que construir relações doentes." (pág 10)

"Sentir-se amada, incluída, admirada, reconhecida, lembrada, toca as raízes da emoção tanto de uma intelectual, como de um iletrado, tanto de uma rainha como de um súdito." (pág 14)

"Cada mulher é um mundo insondável a ser explorado, uma pérola viva no teatro da existência, um universo de emoções e pensamentos." (pag 15)
       
        Eu simplesmente amo os livros do autor Augusto Cury! Muito mais do que auto-ajuda, acho que são uma verdadeira fonte de conhecimento! Ele desenvolveu a Teoria de Inteligencia Multifocal, que analisa o processo de construção dos pensamentos e que vem sido estudada em cursos de especialização e pós graduação. Resumindo o cara é fera! Tem livros publicados em mais de 70 países e é o autor mais lido da década! Os livros dele estão em toda parte! Nas livrarias grandes e pequenas, lojas de conveniência e até nas revistas Avon (adoro os livrinhos de bolsa!). E o mais incrível é que ele consegue sintetizar e falar sobre sua teoria de forma prática e dinâmica, utilizando uma linguagem simples e poética para falar sobre os assuntos mais complexos da vida e da mente humana! Eu simplesmente adoro e acabo grifando praticamente todos os meus livros!  E hoje quero compartilhar com vocês a resenha do último livro que li desse autor, que foi "Mulheres inteligentes, relações saudáveis"
          Sou uma colecionadora de livros neh?! E nem sempre consigo dar conta de ler todos os livros que eu compro, logo que eu compro! No caso desse livro, eu comprei o livro de bolsa na Avon, comecei a ler e por diveeeersos motivos acabei não terminando a leitura... Mas as páginas que eu tinha lido já me fizeram identificar o excelente conteúdo! Então ainda sem concluir a leitura, achei o livro de capa dura nas lojas americanas e amei, estava para receber uma amiga da Bahia em minha casa, então resolvi comprar para presenteá-la!! (Eu adoro presentear pessoas com livros!) Ela amou o presente e depois me disse que amou a leitura!! Passado algum tempo, peguei meu livrinho de bolsa e retomei a leitura. Na verdade comecei tudo de novo gente! E nossa como me arrependi de não ter lido antes! O livro é genial! Acho que deveria ser leitura obrigatória para todas as mulheres! Solteiras ou casadas, mas inteligentes! Pois bem, depois de muitas marcações e destaques em quase o livro todo! Leitura concluída! Vamos a resenha!
        O autor começa o prefácio dizendo que "é mais fácil programar super computadores, dirigir grandes empresas, cumprir metas profissionais elevadíssimas do que construir relações saudáveis regadas a um sublime amor."  Ele afirma que não há soluções mágicas, e que é necessário educar a emoção, e equipar o intelecto. A partir daí ele inicia o primeiro capítulo falando sobre a complexidade da mente e sua teoria das Janelas da memória.
"Você pode conviver com milhões de máquinas e não sofrer nenhuma frustração, mas se conviver com um ser humano, por mais que o ame, haverá decepções imprevisíveis e frustrações inesperadas."
        O autor explica que a memória humana não é lida globalmente, como fazemos nos computadores, mas por áreas específicas que ele chama de janelas. Através das janelas vemos, reagimos e interpretamos. Como se a nossa mente tivesse várias janelas e em cada janela milhares de informações e experiencias vividas. Ele divide as janelas da memória em três grupos básicos: As janelas neutras, que contem milhões de informações numéricas, endereços e dados; As janelas light, que  diz respeito as coisas boas, as boas experiencias, e financiam o prazer, a tranquilidade, serenidade e lucidez; e janelas killer, que diz respeitos as experiencias ruins, alicerçam o humor triste, a ansiedade, agressividade, irracionalidade e fobias. Conhecer a teoria das janelas da memória pode a ajudar a gerenciar as emoções e ter a melhor atitude diante de situações adversas. 
        Nos capítulos 3 e 4 o autor identifica 14 tipos de mulheres dentre as quais, analíticas, contemplativas, dependentes, autoritárias, impulsivas, hiper pensantes, trazendo o  lado positivo e negativo de cada uma delas.´ 
        Com uma linguagem simples e poética o autor apresenta uma fantástica análise sobre a mulher, suas emoções, reações, medos, anseios e desejos. Aborda ainda outros temas super presentes no universo feminino, como o ciúme, o medo da perda, o excesso de trabalho e os padrões tirânicos de beleza! O livro é sensacional! E aposto que assim como eu, muitas mulheres se identificarão em muitos pontos abordados no livro. Ao final de cada capítulo o autor escreve um pequeno texto de reflexão para os homens, que o farão refletir sobre as mulheres de sua vida (namoradas, esposas, filhas, mães, amigas...). Não tenho dúvida que mesmo sendo uma leitura direcionada ao público feminino, é superindicada aos homens também. Pois conhecendo melhor as leis fundamentais das relações saudáveis juntos podem construir uma história de amor inteligente e transformar suas atitudes através do autocontrole dos pensamentos e gerenciamento das emoções.
         Depois dessa leitura espetacular, e dos vários rabiscos do meu livreto, faço questão de comprar o livro maior de capa dura para guardar com carinho e indicar a todas as minhas amigas!!

Um beijo carinhoso Sunamita
Informações do Livro:
Título: Mulheres Inteligentes, Relações Saudáveis
Autor: Augusto Cury
Editora: Academia de Inteligencia
Páginas169
Ano: 2011
Assunto: Psicologia / Auto ajuda
Recomendado? SIM